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Afinal de contas, o que é hospitalidade?

23 de fevereiro de 2015

E aí, o que é?

Esse termo vem sendo bastante utilizado hoje em dia no mercado brasileiro e não necessariamente sabemos do que se trata ou até mesmo não o utilizamos da maneira mais correta.

Ainda hoje os conceitos deste termo, em sua maioria, se limitam ao mundo da hotelaria e do turismo, dizendo que:
“Hospitalidade constitui a estrutura e a rede de serviços que visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia.” (Wikipedia), ou “Ação ou efeito de hospedar; hospedagem. Característica da pessoa hospitaleira; qualidade do lugar em que há boa acolhida.” (Dicionário online de português) ou ainda “1 Ato de hospedar. 2 Qualidade de hospitaleiro. 3 Bom acolhimento dispensado a alguém. 4 Agasalho dado a hóspedes.” (Dicionário Michaelis)

Há em contrapartida algumas empresas e entidades que acreditam em uma hospitalidade mais ampla e abrangente e que deve ser direcionada a todos os mercados e segmentos, e nós da C2M Gestão da Hospitalidade somos, sem dúvida alguma, uma delas.

Quando nós falamos de hospitalidade, falamos de acolhimento, de encantar o consumidor, de relacionamentos humanizados, do verdadeiro interesse pelo outro, da diferenciação no atendimento, de melhora na competitividade, da fidelização de clientes, de aumento natural de resultados, e assim por diante…

Nós falamos também em infraestrutura acolhedora tanto para os clientes externos quanto para os internos / colaboradores, em fluidez dos processos das empresas e em respeito aos Seres Humanos que lá trabalham…

Quanta coisa né?
Bem diferente do que estamos acostumados a ouvir!

E para atuar nesses vários mercados que citamos agora a pouco, trabalhamos o que chamamos de Hospitalidade Corporativa, mas para falar dela é melhor deixarmos para os próximos posts…

Espero que tenha ficado mais claro o que devemos considerar HOSPITALIDADE no século XXI!

Até o próximo post!





Fale com a Clarissa: 11 9 8955 1117
E-mail: clarissa@c2mhospitalidade.com.br




A C2M Hospitalidade é o resultado da vivência de mercado, visão ampla e inovadora de Clarissa Matos- CEO e fundadora.

Formada em Turismo e Hotelaria e Pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios, Clarissa possui mais de 15 anos de experiência em atendimento ao cliente e gestão de negócios, atuou em empresas multinacionais como Groupon, Accor e Pestana.

Focada na excelência dos serviços, participou de vários cursos específicos desta área em busca de atualização e inovação, em instituições renomadas como Dale Carnegie, ESPM e ABGEV Academia de Viagens.

Desde 2011, a C2M Gestão da Hospitalidade atua em diversas regiões do Brasil e propõe uma nova modelagem de negócios com o foco de promover a cultura da hospitalidade como principal ferramenta para o alcance dos resultados no segmento de serviços e varejo.

Trabalhou na FIFA Confederations Cup Brazil em 2013 e na FIFA World Cup Brazil em 2014 como Operational Manager das áreas de hospitalidade dos estádios Arena Pernambuco e Nacional Mané Garrincha, respectivamente.

Além de consultora e palestrante, Clarissa foi professora do SENAC nas turmas de hotelaria, hospedagem e guia de turismo - com o foco em comunicação, hospitalidade e atendimento ao cliente.


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